Flocos

Eu sou um floquinho de neve.

Estou caindo do céu, indefeso e sem controle sobre mim; em meio a milhões de outros floquinhos iguais.

Olho para o cemitério de floquinhos. Há um garoto a brincar na imensidão de neve feita de nós.

Sou tão pequenino e insignificante; ninguém nunca vai me perceber. Assim, sozinho e desconhecido, nem sequer existo.

Assim que eu cair no solo, serei pisado. Ou quem sabe o garotinho me amontoe com outros mil flocos sem importância e faça de mim uma bola de neve. Talvez ninguém nunca me note, e eu serei esquecido, ali, a aguardar meu fim.

***

Há um garoto a brincar. Você ainda não o conhece, então é como se ele não existisse para você. Posso dizer que este garoto é de um jeito ou de outro, que ele sente frio, que é a primeira vez que ele vê a neve ou que para ele toda vez é única. Se eu disser coisas assim, então talvez este garoto se torne especial para você.

O tempo passa e o garoto se perde, morre, dando lugar a uma versão mais velha dele. Antes tudo era o céu, a vida, a simplicidade do ser, de passar os dias experimentando novas sensações de novo e de novo. Os amigos, os machucados, o medo, o sopro do vento, a chuva.

O garoto cresce e se pergunta alguns porquês. As coisas simples já não importam, as coisas importantes machucam — e nem se tornam boas histórias para contar — O homem já não é um garoto, e ele tenta, o tempo todo, voltar atrás e reencontrar aquele que o fez feliz — o garoto.

Tentando tornar o garoto único, lhe damos um nome. Lucas, talvez.

Existem mil garotos chamados Lucas, então Lucas não é único. Se Lucas não é único, Lucas não é ninguém. Floquinhos e garotos caem do céu.

Um floquinho diz sim, o outro diz não. Um garoto possui memórias únicas, enquanto outro garoto possui outras memórias únicas. Um floquinho tem uma perspectiva, outro floquinho tem outra perspectiva.

Este Lucas eu conheço, o outro, não.

Meu floquinho brilha, em meio a floquinhos apagados.

***

Eu sou um floquinho de neve caindo do céu.

Estou perto do chão e vejo uma mão a me amparar, esperando por mim. Sou aconchegado por um garotinho, e espero que este momento dure para sempre, mas não dura. Em breve me tornarei lágrimas de gelo.

Apesar de tudo, foi bom ter sido, assim, um floquinho de neve especial.

Leave a Reply

